domingo, 1 de agosto de 2010

Bullying e a falta de limite para os jovens.


Um tema polêmico e muito debatido pela mídia e por educadores, mas que infelizmente já é uma prática comum entre crianças e adolescentes nas escolas. Ainda assim, deve ser combatido de forma mais eficiente por educadores,pais e pela sociedade em geral, pois muitos fatores contribuem para que esse comportamento agressivo seja praticado nas escolas.Acredito que o consumismo exagerado e o contato com novas tecnologias tenha influenciado essa agressividade nas crianças, pois muitas excluem aqueles que não podem competir com elas em marcas de celulares,MP3 e jogos em rede.
Além disso, falta limite por parte dos pais, pois crianças e adolescentes já possuem poder de escolha, sendo decisoras em muitas situações.Elas já opinam de forma imperativa na compra de celulares e roupas,ainda assim, muitas vezes, os pais não sabem como negar certos pedidos ou exigências.Dessa forma, o comportamento competitivo e agressivo se reflete negativamente na escola, onde há casos de desrespeito a professores e até aos colegas de sala.
Infelizmente, falta uma atitude mais severa por parte dos pais e educadores, pois a criança precisa ter na figura do pai e do professor uma referência positiva, mas muitos assumem uma postura de omissão para certas situações. O aluno tem hoje um tratamento dentro das escolas como cliente, pois a gestão educacional entende que o mesmo pode se sentir lesado, já que ele é quem dá lucro.Será que não falta mais pulso e mais limites nos valores impostos ao Jovens? Talvez esse seja o caminho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário